terça-feira, 4 de abril de 2017

Cia Municipal de Teatro de Lauro de Freitas

                                                                                                                                                     


Está aberta a temporada para os processos seletivos que irão formar o primeiro elenco da Cia Municipal de Teatro Amador de Lauro de Freitas. A Secretaria Municipal de Cultura em co-parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Cidade Educadora), realizarão a primeira etapa das audições ainda este mês, no próximo dia 12, Quarta feira, nos dois turnos: matutino a partir das 09 horas e vespertino a partir das 14 horas, no CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS (Centro). Uma banca examinadora, formada por convidados da área estará à disposição para avaliar aspectos relevantes dos candidatos (as) que irão integrar a Companhia.

Esta semana a divulgação chegará amplamente às escolas. O público alvo para a primeira turma será de estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privadas. Podem participar alunos (as) com ou sem experiência na arte teatral com idades entre 12 e 19 anos, desde que estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente a escola. 


É só comparecer munido de documentos pessoaisse menor com responsáveis.

Nesta etapa o projeto está direcionado aos jovens do centro da cidade e adjacências, sendo que os selecionados irão integrar o Curso de Formação para Jovens Intérpretes, cujas aulas/ensaios ocorrerão na Concha Acústica Roger Batera, com aulas as terças e quintas no contra turno letivo do estudante selecionado.

Para Alberto Velloso (Tobé na foto), idealizador e um dos coordenadores do projeto, essa é uma iniciativa inédita que servirá de modelo para outras áreas de produção artística e cultural, tais como dança, circo, áudio visual, capoeira, música, literatura, etc. Segundo ainda, o agente cultural funcionário da SECULT, ...o teatro vive um momento ímpar em Lauro de Freitas, inúmeros grupos surgiram nos últimos 3 anos e a multiplicação se deve à necessidade da sociedade civil em entender que através da formação artística e da democratização de conteúdos culturais, a multiplicação de jovens atuantes nas comunidades trarão benefício moral e bem estar social; é como se fosse uma vacina ética, um remédio para a reafirmação de princípios e valores que diferem do comportamento violento e nocivo, que vem assolando no seio da nossa juventude. E completa ainda: ...entusiasta do projeto, o Secretário  de Cultura e Turismo, Manoel Carlos, o Carlucho, merece todas as considerações da nossa equipe, por ter avaliado o projeto com o devido apreço e atenção, tendo dado crédito aos Agentes Culturais e as suas respectivas iniciativas.

A próxima etapa ocorrerá em Maio no bairro da Itinga, com aulas/ensaios às Segundas e Quartas feiras, em local a confirmar.  O projeto também se estenderá, ainda este semestre aos bairros de Portão e de Quingoma.


Para os selecionados:

Concha Acústica Roger Batera
O Curso de Formação de Jovens Intérpretes terá duração de 7 meses ininterruptos, com carga horária total de, aproximadamente, 160 horas. O curso tem em seu histórico de disciplinas, ementas como: Interpretação I, II e III, História do Teatro, Maquiagem I e II, Cenografia I e II, Expressão Corporal, Projeção Vocal, Improvisação, Clown e Pantomimas, Figurino, Cenografia, Iluminação Cênica e Sonoplastia, além de aulas teóricas e práticas da área. O curso também disponibilizará palestras de Arte e Cidadania para os integrantes, como também aulas de campo, vivências, passeios a espetáculos e laboratórios de personagens. Para a culminância, será montado o espetáculo “Estórias de Ipitanga”, com pesquisa assinada pelo professor Gildásio Freitas e colaboradores.



Integram o corpo docente do Curso de Formação para Jovens Intérpretes Agentes Culturais, funcionários da Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas e Agentes Culturais voluntários, com trabalho ativo na cidade.

Equipe:
                                      

Tobé Velloso: Coordenador Geral
Nelci Salles: Coordenadora Administrativa:
Renato Lima: Diretor Técnico e Coordenação Pedagógica
Remerson Araújo: Coreografia
Flora Lee: Maquiagem e Adereços
Murilo Ramos: Iluminação
Marcônio Nogueira e César Filho: Cenografia
Dalila Almeida: Maquiagem e Figurino
Gildásio Freitas: Pesquisa

Informações:  98506 8513 / 99239 5272 (whatsapp)
www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com




Regulamento:

 Os interessados precisam estar matriculados e cursando o Ensino Fundamental ou Médio, os alunos que ainda não atingiram a maior idade terão a obrigatoriedade de comparecerem com os pais ou responsáveis.   

A audição ocorrerá no turno oposto ao de estudo do candidato (os alunos que estudam pela manhã fará a audição no horário da tarde, ás 14hs e os alunos do turno da tarde farão a audição pela manhã ás 9hs, salvo com autorização do diretor da Escola);

Ø  Na fase eliminatória, os candidatos deverão decorar e montar uma interpretação referente ao texto memorizado frente a uma banca examinadora e na sequência passará por uma aprovação de dinâmicas teatrais (jogos teatrais e exercícios cênicos), acompanhado da banca citada;

Ø  Textos disponíveis no Blog:  www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com;

Ø  A lista com o nome dos aprovados será exibida nos meios de comunicação da cidade, nas redes sociais e no portal: www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com;

Ø  Aula Inaugural, com matrícula será no dia 18 de Abril, nos dois turnos, as 09hs e às 14hs, respectivamente;

Ø  No inicio das aulas, cada aluno recebe uma camiseta que será usada como uniforme no curso.   

Ø  Os alunos aprovados  cumprirão uma rotina de estudos com carga horaria especifica.

Local
Carga Horaria
Concha Acústica
Matutino
Vespertino
Terça - Feira
Quinta-Feira
08h15min ás 09h45min
14h15min ás 15h45min
10h00min ás 11h30min
16: ás 17h30min





                                                                              
04
Aulas
Semana
16
Aulas
Mês
48
Aulas
Trimestrais



                                                                              
Ø  A previsão de duração do Curso é de 7 meses, com carga horária de 160 horas .

Ø  Na conclusão do curso, os alunos receberão carteira e cerificado de ator amador da Cia de Teatro de Lauro de Freitas;


Ø  Para maiores informações acesse o Blog, www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário