sexta-feira, 14 de abril de 2017

ETAPA DAS AUDIÇÕES PARA A PRIMEIRA TURMA DA CIA MUNICIPAL SUPEROU EXPECTATIVAS!


Está mais do que provado que a arte educação é o novo marco para as produções culturais do momento. Atividades formativas trazem resultados expressivos, sem gastar muito recurso. Assim foi a primeira etapa das audições que pleitearam a formação da primeira turma da Cia Municipal de Teatro Amador de Lauro de Freitas. 

Com foco nas escolas de ensino fundamental e médio, situadas no centro da cidade e em Vida Nova, agentes culturais percorreram diversas unidades, convocando interessados para participarem do teste para formação de elenco. O resultado foi imediato. Cerca de 120 candidatos, com idades entre 12 e 19 anos, para o preenchimento de 60 vagas, que serão distribuídas em dois turnos, 30 para o matutino e 30 para o vespertino.

O resultado será publicado nesta segunda feira, dia 17, logo após o feriadão da Semana Santa. "Muitos estão ligando, contactando pelo whatsapp, pelo facebook e telefone, principalmente mães com muita expectativa, interessadas em saber se filhos e filhas foram aprovados", diz Tobé Velloso, um dos coordenadores do Projeto.



As Audições...Momentos de Muita Emoção 
no Cine Teatro de Lauro de Freitas



Foi incrível, quando os candidatos (as) tiveram que demonstrar suas habilidades! Um misto de talento, nervosismo, tensão e desabafo por parte dos jovens presentes. Logo após o cadastramento, uma rápida abertura, com dicas e informações para esclarecimento quanto as "regras do jogo". Mas, antes mesmo de se submeterem aos testes de habilidades, focados nos três pilares básicos da iniciação teatral: Expressão Corporal. Projeção Vocal e Interpretação Criativa, todos os participantes foram convidados ao palco para aquecimento sob a regência de Renato Lima, ator profissional e pedagogo, que procurou tirar aliviar a tensão que os participantes demonstravam. Aplicou, além de exercícios de alongamento e aquecimento vocal, dinâmicas de prontidão e integração no intuito de descontrair o coletivo. 

No primeiro teste, os candidatos (as) subiram ao palco para provação de habilidades da linguagem corporal e não-oral, com o auxílio de duas trilhas, com estéticas antagônicas, o lirismo de "Saltimbancos" e um instrumental de Naná Vasconcelos. 

Em outro momento, foram se apresentando individualmente e tiveram que dizer o porque de estarem ali, interessados em praticar o teatro, além, de demonstrarem uma performance de sua própria autoria. Para Aline Souza, diretora de Cultura da SECULT de Lauro de Freitas, que acompanhou as audições da primeira fila..."foi o momento de maior importância de toda a atividade, pois a emoção tomou conta dos presentes, diante de tanto talento. Algumas vezes em forma de comédia, em forma de silêncio, alguns aproveitaram para desabafar angústia de suas próprias vidas, outros para agradecerem pela existência da oportunidade". Ainda, em sua explicitação aos presentes, a diretora afirmou que "...na gestão da prefeita Moema Gramacho e do secretário Manoel Carlos, Carlucho, as atividades formativas e inclusivas, voltadas para os jovens terão um olhar diferenciado". Muitas lágrimas na platéia para um momento sublime.

Ao final, das atividades, tanto no matutino quanto no vespertino, todos retornaram ao palco para festejarem e dançarem juntos a música de Lulu Santos, "Tempos Modernos", ação sugerida por Flora Lee, artista circense, aderecista e maquiadora, além de atriz e professora no Projeto. 

No corpo de jurados, três integrantes que convivem, diariamente, com a realidade teatral e cultural das artes cênicas: O mestre de Cultura Popular Artêmio Luz, que além de compôr a banca, ajudou a coordenar a ação; o ator Raimundo Cristóvão da Silva, famoso por participar do filme "Ópaió" e do Bando de Teatro Olodum e a arte-educadora Roquelina Magnólia, coordenadora do Grupo de Artes Inclusivas Criando Asas. Esteve presente ao evento o vereador Edvaldo Ferreira, que é palhaço profissional e tem o mandato voltado para o fortalecimento da cultura.


Junto às Secretarias de Cultura e Educação e o Programa "Cidade Educadora", também foram colaboradores, o professor Cláudio Sampaio, do Colégio Municipal Ana Lúcia Magalhães, que acompanhou os seus alunos e alunas, nos dois turnos; Léo e Lucas, da SEMED e também do valioso grupo Os Desocupados e monitores do Polo de Atores e Dramaturgia. Estiveram presentes, também, o grupo Criando Asas, atores e atrizes portadores de alguma deficiência, a coordenadora do Cine Teatro Lauro de Freitas, Cleide Queirós e Nelci Sales, coordenadora pedagógica do Projeto. Nossos agradecimentos a Idaci Ferreira Coordenadora da Cidade Educadora e Sirlene Lisboa, Coordenadora Executiva da SECULT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário